quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Django, um encontro pela palavra.





Um tarde quente no meu quintal; o cheiro do churrasco se mistura com o da cerveja. Recebo um SMS de David dizendo de um engarrafamento quilométrico, ainda vai demorar um bocado. Quem bate na porta é Quentin, com dez longnecks dentro de um saco. Ele diz que eu estou suado pra caralho, man. Pergunta do belga, que está tirando uns sons da guitarra na cozinha enquanto espera o baião ficar pronto. Quando ele disse que ia compor uma canção chamada Dr. Schultz, na noite anterior, o outro Django riu. Por falar nele, ele está agora está no aeroporto, embarcando Broomhilda.

O calor está de matar e nós bebemos mais cerveja. Quentin joga molho de pimenta na carne e diz que se o churrasco não nos atacar vai ficar muito gostoso. Sinceramente, não sei se é uma piada, mas rio como se fosse. Django surge com uma panela de baião-de-dois, sua guitarra e três melodias inéditas para a tarde, os standards da nossa tarde, brinca.

Uma tarde quente feito o deserto. Mas estamos felizes e mostramos os dentes muitas vezes. Não ficamos constrangidos quando o silêncio é distribuído entre todos, porque partilhamos de evidente intimidade. Então Quentin diz algo engraçado e iniciamos um debate qualquer; que mesmo sobre assassinatos perversos se torna divertido. Django passa as mãos sobre a guitarra e até o cheiro do churrasco se cala para ouvir: Allof me seguida de The man I love

Alguém irrompe pelo quintal com um wow. Mesmo sem o gatilho dos olhos, sabemos que é Django Freeman. Ele se junta a nós, morrendo de sede, caralho. Quando Django e Django se chamavam, e ficavam se elogiando jocosamente com você é o melhor, nós ríamos demais.

Já estávamos bêbados quando David, Vincent, Jimmy e Tommy chegaram. Eles também estavam; sabendo do engarrafamento, compraram muitas cervejas e ficaram bebendo no carro; aqui estão, rindo como loucos. 

Os vizinhos já virão reclamar, acredito, porque todos falam muito alto. Quentin pega uma digital e nos filma ora com a boca cheia de carne ora jogando cerveja uns nos outros. Django oferece sua SelmerMaccaferri para Vincent, como um desafio. Ele não fez feio tocando Firewater, mas não se tratava de um bruxo como o belga. Quentin também se aproveitou do instrumento, fazendo-se ouvir algo italiano, Morricone talvez.

Eu olhei para todos e respirei um ar muito satisfeito.

Num certo momento, fomos todos distraídos por várias batidas nervosas na porta. Eram militares que não aceitaram negativas e entraram casa adentro, vasculhando tudo. Não interessava a Djangoo que estavam procurando. Ele sacou seu revólver e deu conta de um por um dos caras. Tínhamos sangue por todos os lados, mas nenhum dos nossos ficou ferido. 

Pela porta aberta passou um homem aflito que, antes de levar um tiro, pediu desculpas pelo incômodo; os soldados estavam procurando por ele, mas não procurarão mais, como tratou de explicar Django, ainda de arma em punho.

Reinhardt acalma os ânimos, apresentando-se ao estranho. Meu nome é João Goulart, mas podem me chamar de Jango, pois, já que me salvaram, são meus amigos. Sorrimos aliviados. Django, mas com o d invisível, brincou Tommy, enquanto Jimmy deu uma cerveja ao mais novo do grupo. Ele relaxou antes de contar que talvez tivesse apenas aquela tarde de vida, porque muitos soldados estavam em seu encalço; todos do país, acrescentou rindo. Fizemos um silêncio emocionado quando Freeman disse que os mataria sozinho.

Eu disse que se Jango tinha apenas aquela tarde, que a tivesse da melhor forma. Bebemos e comemos bastante até que chegou a noite e depois o dia novamente.

Eu olhava para todos de vez em quando, pensando como aquilo era bom.

*Jean Reinhardt, artisticamente conhecido como DjangoReinhardt foi um guitarrista de jazz belga, nascido em 1910 e falecido em 1953.

*Django Freeman é o protagonista do filme DjangoUnchained, de 2012, dirigido por Quentin Tarantino.

*DjangoDjango é uma banda londrina de rock, formada em 2009 por David Maclean, VicentNeff, Jimmy Dixon e Tommy Grace.

*João Belchior Marques Goulart, popularmente conhecido como Jango, foi o 24º presidente do Brasil, sendo deposto por forças militares em 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário